Recesso Cerebral

domingo, janeiro 13, 2019


Escrito em: Novembro de 2018

E você está aí de bobeira lendo uma fanfic…
Wow, alguém aí já viu o animê YURI!!! On Ice??? Isso, escreve assim mesmo YURI-três pontos de exclamação-On-Ice. É muito bom para quem gosta não só de patinação no gelo, como também de shonen-ai. Teorias rondaram em volta desse animê na época (que foi em 2016), e mesmo assistindo só agora, eu conheci algumas delas. E eu sou uma pessoa que se diverte muito com teorias da conspiração. Sério, me apresente uma, e vou deitar e rolar de tanto rir… se bem que tem algumas que são bem plausíveis, mas não deixo de rir.
He-hem (sentiram a Dolores Umbridge aí?), mas voltando ao assunto, eu estava lendo uma fanfic Victuri, que foi postada no mesmo ano do animê, e ela postava vários capítulos em um único dia, e quase todos os dias. E um dos capítulos que acabei de ler, dizia logo no começo que teve um bloqueio de um dia.
FUCK!! A FUCKING DAY!! WHAT THE HELL!!
Eu não sou muito de rir de bloqueios até porque vocês sabem que isso é um tópico sensível para mim. Mas dessa vez eu ri um pouco.
Ela teve o bloqueio de manhã, e a noite já estava postando, e entrando em certo choque por ter tido esse bloqueio.
Nesses cinco anos escrevendo muito, já tive vários bloqueios, e alguns mais tranquilos foram de no mínimo dias. Uns três ou quatro não chegou a dar semanas. Mas tive alguns bloqueios sérios, de levar dois, três meses. E o mais sério vocês sabem, foi dessa última vez, que fiquei quatro meses e meio sem nem saber como recomeçar. Mas eu consegui voltar graças ao YOI, já que assim que terminei de assistir o animê, eu já estava tendo ideias mirabolantes para uma fanfic, e poucos dias depois eu já estava escrevendo como nunca! Tá, não é naquele ritmo alucinante, porque eu estou escrevendo a metade daquilo que já estava acostumada, mas nada mal para uma volta depois de meses.
Por isso, hoje digo que aquelas travadas de alguns dias, uma, duas, três semanas, não são realmente um block. Não, com certeza não é um bloqueio. Bloqueio de escritor, hoje, em minha opinião, é aquele da qual temos ideias para escrever, mas nada sai na hora de escrever. NADA. Tipo, nada mesmo. E costumam durar não só um dia ou dois, mas semanas e meses.
Esse “bloqueio” que a tal escritora disse, vejo mais como um… meio da nossa mente cheia de ideias tomar um fôlego para conseguir criar mais coisas assim que voltarmos a escrever. Só um descanso, já que escritores estão sempre com a cabeça funcionando para escritas. Tudo tem que ser escrito.
Se alguém que lê esse post é escritor, não entre em desespero caso esse “apagão” aconteça na nossa cabeça por um dia ou dois. Às vezes precisamos de uma folga mesmo, então aproveite para olhar em volta, ler livros que estava com vontade, estudar um pouco mais o enredo (até porque ler o enredo mais uma vez, costuma ajudar a desbloquear a gente), ler capítulos antigos se tiver, suas histórias já escritas anteriormente, estudar sobre aquilo que vai escrever na sua história um pouco mais (tipo o meu projeto de livro, como sou xintoísta, não entendo nada de catolicismo, mas tenho que escrever sobre um batizado católico, então assim que eu terminar de escrever o primeiro capítulo da minha fanfic, vou estudar sobre para aprender toda essa cerimônia que nada sei).
Sério, você não pode parar quando o bloqueio acontece. Não se force a escrever algo, que sabe que não vai conseguir. Ler, seja sua própria história, ou livros abandonados e da lista de leitura, te ajuda a abrir mais a mente e quem sabe, dar um rumo completamente diferente naquele capítulo que não conseguiu finalizar pelo “recesso cerebral” ou o próprio bloqueio.

You Might Also Like

0 comentários