Resenha | Nanbaka

quarta-feira, agosto 19, 2020

 


Olha só quem apareceu mais cedo do que qualquer um imaginava (para ser sincera até eu).
Sem motivos para essa aparição rápida e repentina, mas tudo bem.

Hoje iremos falar de NANBAKA!! (Fuck, eu imaginei muito a versão cantada do anime na voz dos quatro)

Nanbaka é um anime baseado no mangá do mesmo nome.

Sinopse: A história acompanha o dia a dia de 4 prisoneiros,que apesar de sua situação tentam se divertir sempre que podem. Mas as coisas mudam quando um deles descobre coisas sobre o seu passado que não lembrava.

 Confesso que não havia lido a sinopse, porque eu assisti ela na televisão e não sabia da existência do anime. Ainda bem, porque se fosse só pela sinopse eu não assistiria.

Mas juro que o anime não é uma história dos quatro prisioneiros que tentam sempre se divertir. Não é apenas isso. Na minha mente a sinopse é assim: Em uma ilha remota, localização desconhecida no território japonês, se encontra uma prisão de segurança máxima. Uma prisão onde ninguém conseguiu escapar, e onde se encontra os piores prisioneiros do mundo todo. Mas quatro deles, trancafiados em uma mesma cela no bloco 13 tem total atenção do guarda Hajime, porque dentre eles está o criminoso que já escapou de centenas de prisões em centenas de países. Esse que tem um passado misterioso e esquecido pelo mesmo.

Bom, é mais ou menos isso. Porque realmente, nos primeiros capítulos a atenção é toda focada no Jyuugo (15 em japonês) e nas escapadas que ele tenta dar na prisão junto com seus companheiros de cela: Nico (o prisioneiro 25), Rock (prisioneiro 69) e Uno (prisioneiro 11).

Até aqui só tem a parte engraçada, não só com os quatro prisioneiros, mas a relação que os quatro tem com os guardas do bloco 13, que também são uma figura, principalmente Hajime, o chefe do bloco 13. Ele é quem controla os quatro prisioneiros, mas principalmente Jyuugo, que é o que mais dá trabalho.
Claro, há também mais tramas, principalmente entre os guardas, e a diretora da prisão Nanba, que tem um precipício inteiro por Hajime. Mas isso não é o principal.
]Agora vem os spoilers (sorry).

Os segredos de Jyuugo vem à tona na gincana de Ano-Novo que tem todo ano na prisão Nanba, onde ele reencontra um velho conhecido, despertando o pior lado de Jyuugo, um lado que ninguém sabia, que o próprio escondia, e talvez ninguém quisesse saber. E é aqui que todo o clima engraçado e leve da história acaba, e começa a parte realmente tensa e envolvente. Não que o começo não seja, mas os primeiros capítulos é só para introduzir todos os personagens necessários, mostrar o jeito de cada um deles, dar uma base para todos nós de como são principalmente os quatro prisioneiros, Hajime e os outros responsáveis dos outros blocos (não todos, apenas os mais relevantes).

Mas acho que o anime não é bom só nisso. Eles não tem apenas personagens bem desenvolvidos e um plot que tem tudo para dar certo. Todo o enredo é bem desenvolvido. Eles passeiam entre a comédia suprema e um drama sem igual com tanta naturalidade que você não vê de fato capítulos massantes. 

Okay, acho que tem um ou outro capítulo que você acha que não tem sentido, e realmente não tem, mas acho que por isso mesmo é que apesar de toda a tensão, o anime pode ser MUITO engraçado.
Okay, voltando: o passado de Jyuugo, esquecido por ele por culpa de seu "mestre", vai em busca do que aconteceu, sempre dentro dos limites da prisão, e descobre um passado negro de um dos guardas, responsável pelo bloco 5, e junto com seus amigos e guardas (e alguns outros prisioneiros, que se eu falar é spoiler demais), tenta acabar com a sombra que sempre rodeou Gokuu Samon (ou Saru - Macaco em japonês -, como todos o chamam).

E infelizmente o anime acaba aqui.

Yeah, eu trouxe um anime que tem obviamente uma terceira temporada, mas não tem previsão de estreia.

Primeiro vou dar minha opinião sobre o anime, e depois às explicações que achei na internet sobre a continuação de Nanbaka.

Esse anime é realmente muito rico em tramas, e de uma maneira incrível, não confunde a gente, não parece nos entupir de informação para dizer "dei todas as informações que precisam, foda-se se vai lembrar de tudo ou não". Ele vai com calma em cada trama, apesar de não parar por muito tempo naquele mesmo tema, e ainda assim nada parece em vão.

Tem os personagens. Cada personagem é uma parte da história (eu sei que é óbvio, mas esse anime simplesmente dá valor a todos eles), todos que recebem destaque nos primeiros episódios tem sua importância para o trama que vai se formando, e todos eles são muito especiais. Muito mesmo. Até aqueles que eu acho uns bananas acho especiais. Fazer o que.

Claro, há o meu favorito: Nico 💖 Ele é meu bebezinho precioso que precisa muito ser protegido desse mundo cruel, afinal, ele também é um fruto de experimentos, e tem um coração tão melancólico que me pergunto qual o passado dele. De verdade, completo.

Acredito que todos os personagens sofrem, cada um com seu passado, principalmente os prisioneiros, e de alguma maneira mostra o lado humano deles de uma forma cômica. Talvez por isso esse anime está em meu coraçãozinho.

Okay, anime é maravilhoso. Mas as críticas não são muito favoráveis, e fui dar uma olhada no site de review de animes daqui do Japão mesmo, e reparei que as pessoas simplesmente perderam o interesse a partir do momento que a trama começou a ficar séria, já que desde o começo Nanbaka estava na categoria comédia, e confesso que se uma pessoa SÓ quer isso vai se decepcionar muito. Mesmo. 

Porque de repente a trama fica MUITO pesada.
Okay, confesso que o efeito purpurinado em todos os episódios chegam a me irritar algumas vezes, mas acho que dá para ignorar quando você está muito focado em outras coisas.

Enfim, voltando ao que interessa: As avaliações gerais não são positivas, mas os fãs que o anime tem, esperam muito a terceira temporada e a continuação do mangá. Sim, o mangá também não foi continuado, e isso tem a ver com a autora da obra. Não cheguei a procurar os motivos dela de simplesmente não continuar, mas o anime não continuar aparentemente é por falta de material do mangá...
Sim, então não temos previsão de continuação desse anime maravilhoso, e nem se vai ter mesmo a tal continuação... Triste estou.

Fiquem com essa linda imagem de meu Nico mandando todo o amor para vocês, enquanto me despeço, e avisando que a próxima resenha vai ser de Bungou Stray Dogs, meus outros bebês.

You Might Also Like

0 comentários