Resenha | Inazuma Eleven (Super Onze)

segunda-feira, agosto 17, 2020


E depois de tanto tempo prometido (eu fui dar uma olhada, e o post dito sobre o possível novo quadro, foi feito em 22 de dezembro de 2019! Yes, mais um pouco e já estaria comemorando um ano de aniversário), finalmente vou trazer a minha primeira resenha de animes!!

Antes da resenha de fato, vou explicar um pouquinho sobre o quadro:
  • Como sendo uma resenha opinativa, haverá minhas opiniões. Baseada em minha única e exclusiva opinião;
  • Haverá spoilers, e quanto a isso não posso fazer muito, porque não posso fazer uma crítica sem devida referência, mas juro que me esforçarei ao máximo para não colocar os spoilers dos eventos principais ou coisa assim;
  • De novo, não haverá promessas de frequência de postagem. Não estou tendo muito tempo para muita coisa, e por isso, isso aqui é apenas mais um passatempo da qual não tem prioridade (mais um de muitos, e vocês não tem noção de quantos são);
  • Só para ter certeza que entenderam. Haverá SPOILERS, mas para você que ainda não viu o anime e não gosta de spoiler (como eu), estarei escrevendo os spoilers com um fundo diferente, para não acabarem lendo por um acaso do azar, e volto com o fundo original assim que começar a minha opinião, então para quem está acostumado com o visual clean do blog (eu acho que eu vou ficar levemente preocupada com o visual do blog com essas mudanças de fundo), por favor, peço paciência. Ou talvez eu esteja tentando dizer isso para mim mesma.
Enfim, agora vamos a resenha de fato.

Sinopse: Mamoru Endo é um garoto cheio de energia e que adora futebol. Neto de Daisuke Endo, um dos melhores goleiros do Japão, ele quer fazer com que a Escola Raimon tenha novamente o melhor time de futebol.
Ainda que nem todos os jogadores de sua escola mostrem interesse em voltar a jogar bola, com sua garra e força de vontade, Mamoru lutará para conseguir reunir o time e conquistar os maiores campeonatos de futebol do mundo! 


 Okay, Endo é como um garoto qualquer, e a menção de ser neto de um dos melhores goleiros do Japão não pode ser deixado de lado. Mas não é sobre isso que vim comentar.

Endo é um menino apaixonado por futebol, e que enfrenta várias dificuldades para manter seu amado clube de futebol na escola onde estuda. Até mesmo no Japão não faz sentido, já que futebol faz sucesso até aqui. Se não me engano, é o esporte mais praticado, mas não como no Brasil, mas se formos ver em porcentagem, futebol é a maioria. Enfim, voltando, e com isso, depois de um jogo-treino com o Instituto Imperial (depois de uns maus bocados para conseguir reunir onze jogadores), consegue devida atenção do maior time do Japão das escolas... juniores (não consegui tradução melhor para esse caso), graças a um aluno transferido, Shuya Goenji, o melhor atacante da idade dele, mas por seus motivos não jogava mais futebol.
E assim começa a rivalidade entre a escola Raimon e o Instituto Imperial, e isso circula o primeiro arco inteiro. Ah, aliás, eu assisti todos os arcos do Super Onze, só não assisti os outros Super Onze (nem sei o nome para ser franca; ps: pesquisei aqui, é Super Onze Go).

E aqui vai: Como todo e qualquer anime, ele precisa de uma onda de tramas (na verdade, das histórias como um todo). Para quem escreve ou entende bem desse universo, sabe do que estou falando. Uma história não é uma história sem uma trama. A trama tem ter um certo nível de onda. Tem os ápices, que são importantes para o desenvolvimento não apenas dos personagens, mas também da trama em si. Inazuma Eleven deixa isso bem claro. Os níveis das ondas. E isso não é só claro em cada arco como um todo, mas também em cada episódio, em cada partida (na maioria deles durando dois capítulos). Vamos ao exemplo clássico que acontece durante essas partidas: a partida (quando é com o adversário mais forte, óbvio) começa e na maioria das vezes o time adversário marca o primeiro gol. Endo sendo o garoto que é, não desiste, e em algumas vezes sofre mais alguns gols, e assim encerra o primeiro tempo. No segundo tempo parece apenas a repetição do primeiro, mas por algum milagre, eles melhoram suas técnicas, ou então há mudanças táticas que melhoram as técnicas e... enfim, no final tem mais a ver com técnicas especias do que qualquer outra coisa; e obviamente tem uma virada no jogo. Essa repetição acontece apenas nos momentos chaves do arco, formando assim os ápices da trama. Esses ápices, mostradas de forma tão clara se tornaram clichês nessa era da "e-book grátis", e confesso que apesar de adorar o anime, entendo que ele não funciona mais nessa atualidade.

Está aí: se você procura um anime shounen com um clichê da porra, assista Inazuma, porque não vai se arrepender. É clichê, mas de um modo bom e engraçado.

Desmascarando o VERDADEIRO VILÃO DA HISTÓRIA TODA trouxe um aliado importante do Instituto para o Colégio Raimon, Kido Yuuto, e juntos derrotam o diretor do Instituto Imperial, Eiji Kageyama, que misteriosamente está diretamente ligado com a morte do avô de Endo Mamoru.
Depois da óbvia derrota do vilão, dá o início ao segundo arco, com o campeonato juvenil nacional, e naturalmente, o time mais forte sobrevive no fim, onde se torna o time adversário do Colégio Raimon, onde mais uma vez percebem que Kageyama está por trás do misterioso time com uma força sobrenatural. A vitória é garantida mais uma vez com a equipe Raimon, mas também houve seus vários obstáculos e testes dos limites de força e determinação.

O final do arco vem junto com o final do campeonato, onde eles ganham, e também descobrem um recém-chegado a Terra. Esses que se denominam Tormenta Genesis, um time de alienígenas do Instituo Alien, e com eles é mostrado a equipe Raimon sobre os limites dos seres humanos.
Com isso, Endo e seu time sai também a procura de aliados mais fortes, e juntos começam o treino para enfrentar o mais novo inimigo. O problema realmente começa quando eles descobrem que Tormenta Genesis (que deixou de ser imbatível) não era o time mais forte do Insituto. Nele há times de futebol muito mais fortes, e logo o inimigo da Raimon aumentou drasticamente.

Depois de vários perrengues, eles descobrem a verdade sobre tudo, e mais uma vez, conseguem mais alguns aliados, alguns deles peças chaves para o próximo arco (lembrando que o Instituto Alian é dividido em vários arcos, conforme muda o time que Raimon enfrenta), o campeonato juvenil mundial.
No mundial acontece mais ou menos no mesmo nível dos outros arcos. Os times mais fortes enfrentando e mostrando ao Endo os limites da força deles, e a equipe Raimon tendo de enfrentar e lidar com tudo isso.

E nesse arco também que acontece o clímax do clímax. A verdade sobre o avô de Endo não estar verdadeiramente morto, as verdades sobre Kageyama etc etc e etc.
Enfim, depois de todo esse clímax, só mostra que eles terminam conquistando o mundo.

De novo. Transborda de tanto clichê. Mas tirando essa parte, acho que é um bom anime. Leve, engraçado para um caralho, e acho que mostra bem o espírito adolescente de todos os personagens. Acho que todos eles tem personalidades fortes e bem desenvolvidas, cada um a sua maneira, cada um com seu passado, cada um com suas verdades. E até mesmo os vilões tem suas  motivações, e não são vazias. Você até meio que consegue entender as motivações de cada um deles. Não é como se todos eles apenas dissessem "Ah, que dia lindo. Acordei com vontade de destruir o futebol". Talvez pareça até um pouco estúpido de como TUDO gira em torno do futebol, mas até tem suas devidas explicações para sempre terem algo a ver com o esporte, por mais estranho que pareça.

Tá bom, confesso, às vezes foge do contexto. Você simplesmente não entende porque um certo vilão não enfia o pé na jaca de uma vez, caga para a autoridade e senta o pau na sociedade, mas é um anime voltado para garotos de 12 à 14 anos, então talvez eu possa perdoar por isso.

Lembrando, eu terminei de assistir no começo desse ano, nos meus 23 anos, então sim, talvez a minha idade tenha influenciado nessa opinião, mas de novo, acho que funcionava na época em que foi lançado, e para o público alvo.

Só tem uma coisa que me arrependo muito sobre o anime: TER ASSISTIDO A PORCARIA DO ANIME DUBLADO. Okay, compreensível. A gente quer assistir em português, até porque é bem mais fácil de entender, e não precisa ter o trabalho de ficar lendo legendas, mas como uma estudante de língua japonesa, consegui assistir ela original e a primeira coisa que me fez pensar quando assisti Inazuma original foi "PQP CAGARAM NA TRADUÇÃO". Antes fosse apenas traduções de expressões ou coisa assim, mas não, eles LITERALMENTE ERRARAM OS NOMES DOS PERSONAGENS. O nome de Endo na tradução é SATORU ENDO, mas no original é MAMORU ENDO, o que é um pecado das grandes, porque Mamoru em japonês significa "proteger", o que condiz com a posição de Endo no futebol, que É GOLEIRO. A tradução das técnicas especiais... esses são mais tristes ainda. Goddo Hando (God Hand) que é traduzido por Mão Fantasma... esse é de chorar, até porque é a técnica principal de Endo. Para quem entende inglês já entendeu o que eu quis dizer, mas para quem não sabe, God Hand significa "Mão de Deus". Sei lá porque trocaram tanto os nomes na versão dublada.

Então para quem nunca assistiu o original, eu recomendo muito, porque na minha cabeça o anime faz muito mais sentido ela original com a tradução nas legendas do que o próprio anime dublado.

E aqui encerro a primeira resenha, e na próxima vou trazer um anime maravilhoso, também shounen, e que estou esperando impacientemente a terceira temporada: Nanbaka (Nico é o meu amorzinho e ninguém mete a mão nele).

You Might Also Like

0 comentários